CarnaubaisFM

CarnaubaisFM
A primeira Web Radio de Carnaubais

G&M Serigrafia

G&M Serigrafia

terça-feira, 22 de julho de 2014

No país que só gosta de quem vence, a Fórmula 1 não serve mais para a TV aberta

Em março de 2009, questionei aqui no Esporte Fino se brasileiro gosta mesmo de esporte ou se gosta de quem vence. A resposta não é difícil. Porque funciona assim: aos vencedores, a idolatria. Aos que não vencem, as piadas, a ironia e o desprezo. O brasileiro médio só gosta de quem vence e por este motivo a Fórmula 1 está morrendo aos poucos na TV aberta.

No sábado, a Globo exibiu apenas os dez minutos finais do treino de classificação para o GP da Alemanha. Um pedaço de F-1 entre sessões de desenhos animados. O SporTV, canal a cabo de esportes que pertence à Globosat, mostrou o treino todo ao vivo.

Apontar o dedo para a Globo, neste caso, é um erro. Se desiste de exibir o treino é porque não há retorno. E, existem culpados disso, é provável que o maior de todos seja a falta de cultura esportiva de boa parte do país. Estivesse um brasileiro disputando o título, a audiência certamente não estaria em baixa, e o treino seria exibido na íntegra (curiosamente, duas corridas atrás Massa fez a primeira pole de um piloto do país em cinco anos).
Felipe Massa fora do carro
Massa abandonou na Alemanha após acidente na primeira curva (Foto: Patrik Stollarz/AFP)

Como lembrou Flavio Gomes em seu blog, em vários países a Fórmula 1 é mostrada em emissoras de TV a cabo. Talvez seja, hoje, um produto de nicho. Um esporte específico demais e longo demais (mais de uma hora sem intervalos) para aparecer na TV aberta. Mas, no Brasil, é certo que a decadência é motivada pelo interesse em vencedores, não no esporte.

Este já foi o país do tênis, cheio de especialistas no assunto, enquanto Guga esteve no auge, com seus três títulos de Roland Garros e quase um ano como número 1 do ranking. Virou o país da ginástica subitamente, quando Daiane dos Santos virou campeã mundial. O boxe voltou a fazer sucesso quando Popó conquistou seus dois cinturões. A F-1 seguiria em destaque e com audiência em alta se Sebastian Vettel fosse brasileiro, não alemão. Mas o brasileiro é Massa, o quase-campeão de 2008. Um bom piloto, mas não um gênio.

TV vive de quem está em frente à tela, é óbvio. Se você já se perguntou por que o Zorra Total está no ar há 15 anos, a resposta é que o programa é líder no horário, sem grandes ameaças, desde que estreou. Em dez anos, a F-1 no Brasil perdeu quase 60% da audiência de TV, como mostrou Ricardo Feltrin, colunista do F5. Há uma queda global de audiência na categoria, mas no Brasil o ritmo é vertiginoso.

Por aqui, a audiência da F-1 só se salvaria com um novo Fittipaldi, Senna ou Piquet. Ou um piloto que pelo menos vencesse corridas regularmente. Como o automobilismo no Brasil está morrendo, é bem possível que isso nunca mais aconteça.

A F-1 talvez não demore a estar na televisão apenas pra quem realmente gosta de corridas. E como estas pessoas formam uma minoria, a TV a cabo é o caminho óbvio.
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concurso Prefeitura de Carnaubais: salário de até R$ 3.1 mil!

  Aproveite a oportunidade de concurso que a Prefeitura Carnaubais! Saiba como se inscrever. Um novo concurso público foi anunciado pela Pre...