CarnaubaisFM

CarnaubaisFM
A primeira Web Radio de Carnaubais

G&M Serigrafia

G&M Serigrafia

quarta-feira, 24 de junho de 2015

”Terminal Graneleiro no município de Porto do Mangue é extremamente caro”, diz especialistas!

icoaraci 3
PORTO DO MANGUE- Nas últimas semanas o assunto ‘porto de graneleiros’, vem ganhando as paginas de jornais, redes sociais e bancos de calçadas na cidade e no Estado.
Analisando cuidadosamente as conversas e afirmações, cheguei a seguinte conclusão:
É quase, quase certo que a instalação do ‘porto’ em Porto do Mangue está descartada.
1º motivo: É caro, ”extremamente caro”, segundo o presidente do Centro de Estrategias em Recursos Naturais e Energia (CERNE), Jean-Prates Prates;
-Jean afirmou que realmente o ‘porto’ em Porto do Mangue chegou a ser cogitado, no entanto, ele, em consulta com especialistas da Holanda, Coréia do Sul e Espanha, ambos indicam que a instalação em Porto do Mangue é cara.
2º motivo: Seria necessário a construção de um Porto-Ilha, parecido com o da cidade de Areia Branca;
-Ou seja, uma solução complexa. Se instalado, o Porto-Ilha ficaria  15 ou 18 Km distante da costa. Além da opção de transporte, seja, barcaças ou um pontilhão para transportar minérios e óleos até o alto mar, constituiria em meios caríssimos;
3º motivo:  O CERNE já havia realizado estudos de viabilidade da construção do ‘porto’ na capital do Estado, Natal, mais precisamente no rio Potengi. O estudo apresentado indica que será um porto de grande escala para atender, granéis e cargas nobres em conexão com ferrovias, aeroporto e rodovias.
-Gente, não é preciso ser um especialista para entender que as mesmas dificuldades existentes para a instalação do ‘porto’ em Porto do Mangue ou na capital, Natal, são as mesmas. A diferença é: Natal oferece maior suporte, já existe ferrovia, rodovia e aeroporto; Porto do Mangue existe o que? Nada!
Temos mais comentários sobre o caso, mas, vamos aguardar os reacionários se posicionarem.
Opinião: Usar o tema ‘porto’ para alimentar a esperança de um povo já cansado, é até um crime. Eu acredito que hoje não vale mais ‘certas’ lideranças políticas usar o ‘porto’ como moeda de troca para aparecer na mídia.
É preciso mudar, utilizar o ‘porto’ para promoção pessoal e política é dá um tiro e acerta no dedão do pé.
Fonte:http://www.oportomanguense.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concurso Prefeitura de Carnaubais: salário de até R$ 3.1 mil!

  Aproveite a oportunidade de concurso que a Prefeitura Carnaubais! Saiba como se inscrever. Um novo concurso público foi anunciado pela Pre...